domingo, 18 de março de 2012

Eliezer Falcão; divulga relatorio das Rua alagaveis da Zona Norte de Natal.  Comunidades José Sarnei e Loteamento Novo Horizonte.
Eliezer Falcão de Oliveira 

DEPOIMENTO DE MORADORES
DA ZONA NORTE - NATAL RN.


RUAS ALAGADAS E ESBURACADAS.



COMUNIDADE NOVO HORIZONTE.

RUA DOS PIONEIROS.

Na comunidade do Novo Horizonte, ouvimos dona, Maria Acidalia e outros moradores que moram na Rua dos Pioneiros. Dona Maria Acidalia, comenta que as aguas das chuvas abrem crateras em toda extenção da rua; inudando as casas. O alagamento se estende da rua dos Pioneiros, travesa dos Pioneiros até a dos imigrantes dois.
      Os moradores tambem mencionam que chamaram a presidente do Conselho Comunitario, que por seu turno, levou o secretario de obras do Municipio, para ver a situação; e o mesmo alegou que não tem culpa dos moradores ter construido casas dentro da lagoa.
    Em meio a situação, os moradores, resolveram interceder junto ao vice presidente da Urbana uma maquina para entupir as crateras.; só que depois vinheram outras chuvas, e tudo voltou o que era antes; buracos, alagamentos e casas enudadas. Vendo que não tinha outra solução os moradores se uniram e taparam as crateras; fizeram uma lombada de cimento; para fazer o desvio das aguas para a Rua Tenente de Souza. Os moradores alegam tambem que a Rua dos Pioneiros esta como calçada na prefeitura. coisa esta que não é realidade.
     Em outros trechos, da Rua dos Pioneiros falamos com; dona Neyva Mesquita, que tambem comentou da lagoa feita pela as aguas da chuva. Sobre isso a moradora alega que a lagoa é formada por aguas que vem da Rua Trindade, pela a Travesa dos Pioneiros, provocando alagamentos nas residencias; varias pessoasdeixaram as suas casas por estarem cansadas de dentro das casas. Os moradores alegam que não tem como tirar os carros das garagens, e já mataram até cobras e outros bichos atraidos pela a sujeira da lagoa. Eles lamentam tabem pelo os moveis e eletro-domesticos perdidos nas enchentes.

RUA DOS IMIGRANTES

    Dona Erica da Silva, Ana Priscila e dona Ana Maria; alegaram que quando chove a rua alaga até a Travesa dos Imigrantes, deixando os moradores sem condições de trafegar na rua, devido a lagoa feita pela a chuva, prejudicando até o trafego de veiculos.
    Dona Maria de Lurdes, alegou que a sua casa fica toda alagada, fato este que verificamos ; e medimos cerca de 20 centimentos de agua de chuvas em guase toda extenção do quintal.
    Já seu Antonio, relatou que que todos os anos a prefeitura vem medir a rua para calçar (pavintar), mas não tomam nenhuma providencia.
    Elida Roberta, confirma e alega que no fundo do quintal moram familias que tambem são prejudicadas com aguas das chuvas. Oa moradores pedem que o prefeito diminua a ladeira, faça a drenagem para a lagoa do Pajuçara, e pedem tabem a pavimentação da Rua dos Imigrantes.
    Dona Maria Lucia Relatou que quando a rua inunda, a agua entra pelo o muro da sua  casa e invade o seu quintal, complicando a entrada e saida da casa.

     RUA JOSEVALDO GOMES

O senhor Matias Peixoto, relata que a situação e caotica, devido as crateras e aos alagamentos das ruas e das residencias; deixando as familias noites sem dormir, tendo que tirar agua das casas. as crateras feitas pela as chuvas comprometem as estruturas das casas, as aguas vem da rua Shalon pela a Rua Josevaldo Gomes até a rua Tenente de Sousa, invadindo os terrenos das casas.
    O senhor, Antonio Carlos Barbosa, alegou que a sua casa não tem mas condições de ninguem entrar ou sair, porque a casa esta cercada de agua. Na casa mora uma senhora idosa com mais de 90 anos, e mas duas pessoas enfermas, que sofre de deficiencia fisica. Moram tambem na mesma casa crianças.
    O senhor, Hudson Crisiano, alegou que mora a dez anos na comunidade do Novo Horizonte, e a situação nunca mudou, até porque o dinheiroque podia ser investido no serviço publico, é estragado com festasde esporte que não tras nenhum beneficio para a comunidade. estas alegações tambem foi ouvidas por outros moradores da cdomuniade.
    Já o senhor Antonio Eminio, morador da Trindade, alegou que mora na rua ha treze anos; e que antes era só mato; e hoje é só buracos e lama.

RUA SHALON
O senhor< José Santos Elias, alegou que: lagoas e ruas alagavbeis só existe no inverno, eos problemas gerados duram um periodo de seis meses  , em media; deixando os moradores no estado de calamidade publica, como é o caso dele.
     segundo o senhor José alegou, a agua sai da rua Shalon atravesa a sua casa, até a rua Josevaldo Gomes, o pessosal que trabalha em orgãos da prefeitura já foi em sua residencia, e até agora nada fizeram para resolver o problema. Para o senhor, José Santos, os problemas só serão resolvidos com a drenageme a pavimentação; e não com conversa afiada.
     A senhora, Edilene Martins, relatou que as aguas entrsm pela porta da frente e sai na porta da conzinha, e a Rua vira uma lagoa. A senhora Edilene, tem 4 filhos menores, o mais novo tem 2 anos, e o mais velho esta com 12 anos, a situação de dona Edilene é muito dificil, segundo ela conta já perdeu os poucos moveis que tinha. Dona Edilena alega que os problemas só serão resolvidos com a drenagem e a pavintação das Ruas.
    A senhora Maria das Dores e outros moradores da comunidade, alega que as casas alagam, e o povo das casas estão com os pés cheios de germes, devido a lama e ao alagamento dentro das casas. Ela alega tambem que uma lagoa que foi feita na rua Clodoaldo Beek, complicou ainda mais o problema, que só é resolvido com a drenageme a pavimentação das ruas.

RUA CLODOALDO BEEK

     Na rua clodoaldo Beek, falamos com o senhor, Balbino Lourenço, e o mesmo alegou que um cidadão, por nome de Arimaldo, levou um vereador e o secretario de obras: Damião Pita, para ver a lagoa que fizeram ao lado do Conselho Comunitario, e as crateras feitas pela as chuvas em frente a Igreja Assempléia de Deus do Parque das Dunas; dai se tomou as providencias de entupir as crateras, só que com a voltra das chuvas, tudo voltou para a situação anterior, prejudicando a passagem dos carros e comprometendo a estrutura da Igreja. Para o senhor balbino, membro de Igreja; o problema só sera resolvido com a drenagem e a pavimentação da Rua.

LOTEAMENTO JOSÉ SARNEI

RUA CENTRO DA LAGOA
O senhor, Elenide Azevedo, alegou qoe foi preciso colocar metralhas em frente a sua casa, para evitar os alagamentes, e as crateras; para poder guardar o carro na garagem.
    O Pastor, Serginaldo, alegou que a rua Centro da Lagoa não tem só problemas de crateras e alagamentos, um outro problema é a falta de acesso para para o Conjunto Nova Natal pela aRua Bumba-meu-boi. Ele alega que isso dificulta a chegada de outros evangélicos na sua igreja em periodo de festa; a rua sem acesso para o conjunto Nova Natal, facilita o trafego de drogas na Comunidade, e dificulta o trabalho da policia. O Pastor Seginaldo, relatou tambem que a policia só tem uma opção para chegar nos bandidos, e os bandidos tem varias opção para fugir da policia, já que existe muitos becos nas Ruas da Comunidade. Para o Pastor; a solução para resolver os problemas de alagamentos é drenar e pavimentar as ruas e abrir a rua Centro da Lagoa, dando acesso para o Conjunto Nova Natal.
    O comerciante, José Joilson, alegou que o pessoal da prefeitura já passou medindo a rua duas vezes, e falondo para a comunidade que estava medindo para fazer a pavimentação da rua Centro da Lagoa.

RUA DO RIACHO

A Rua do Riacho fica proximo da lagoa, com uma distancia de aproximadamenye, 150m. Com conversas na comunidade. sentimos uma certa neutralidade dos moradores; muitos questiona os alagamentos sem tantos ataques, por reconhecerem que de uma forma ou de outra já foram beneficiados pelo o Governo Municipal; o que se esplica porque eles se sujeitam a viver ou morar proximo a lagoa.
  A senhora Maria Anita, alegou que a o alagamento da Rua é devido uma boca de lobo, pois quando chove, a lagoa enche e as águas voltam por esta boca de lobo e alaga a Rua e as casas.
Outra senhora que não quis se identificar; alegou que quando a prefeitura vem tirar os moradores das casas para levar para uma creche, os moradores não querem ir porque querem ver o problema resolvido.

                                                               RUA SÃO RAFAEL

   Na Rua São Rafael, a reclamação e=é devido o descaso da prefeitura com a Comunidade JOSÉ SARNEI. Os  oradores reclamam dos mosquitos, muriçocas e insetos.  Eles alegam que no inverno a situação é precária na Rua São Rafael; toda água da chuva que desce do Conjunto Nova Natal, pela a Rua Bumba-meu-boi; vem para a Rua São Rafael, alagando tudo. Os moradores pedem ao prefeito que e a Governadora que resolva a situação; calçando a rua para evitar que as águas que também desce do campo e da escola Crizam Siminea, e pela travessa da Esperança alague as casas. Relatou à senhora Célia de Araújo.

                                                 RUA DOM PEDRO PRIMEIRO

Na Rua Dom Pedro Primeiro a Senhora Célia de Araujo alegou que o povo não agüenta a lama e os esgotos a céu aberto, bem como as moscas, mosquitos, muriçocas. Os buracos da chuva são alguns dos principais transtornos. Dona Celia, e outra duas senhoras alegam que; o problema só será resolvido com a drenagem e a pavimentação da Rua.
Luiza Brito, alegou que a Comunidade José Sarney é muito pobre em infra- estrutura, a Rua que tem calçadas na Comunidade é apena par iludir o povo. Dona Célia finalizou o seu relato pedindo a pavimentação da Rua Dom Pedro Primeiro.

UMA GRANDE PARTE DOS PROBLEMAS RELACIONADOS NESTE RELATÓRIO JÁ FOI SOLUCIONADOS PELO O PODER PUBLICO; CONFORME FOI DIVULGADO POR ELIEZER, NA CAMPANHA ELEITORAL DE 2008. JÁ OS OUTROS PROBLEMAS, ELIEZER FALCÃO CONTINUA COBRANDO SOLUÇÕES.

COMUNIDADE, (LOTEAMENTO) CIDADE PRAIA:

RUA JOAQUIM CALDAS MOREIRA

O senhor Luiz Faustino, professor de Musica na UFRN. Relatou que essa Rua, consta como pavimentada na Prefeitura, e que o secretario de obras do município já esteve no local, mas não tomou nenhuma providencia.
Dona Francisca Ribeiro da Silva relatou que, quando chove os moradores vão para o meio fio, até as águas baixar, ela alega muito angustiada da situação que lês estão passando; o quintal da casa de dona Francisca esta alagado com água da chuva, misturada com fezes.
O senhor, Francisco Sales; alegou que a comunidade só tem descanso depois do inverno, ele alega que já perdeu os moveis. As casas estão minando água, por baixo dos alicerces; as paredes das casas estão rachadas, e que a comunidade esta sujeita a todo tipo de doenças. O senhor Francisco, alegou também que o muro do quintal da sua casa já caiu por não suportar as águas da chuva vinda da lagoa que fica em frente a sua residência. A fossa já estourou e que a água da chuva entra até pelo o ralo do banheiro.
Nós da comissão fomos convidados a entrar em quatro casas, e o que vimos foi realmente o que relata os moradores. Outrossim, devido a queda do muro, as águas das fossas estouradas estão espalhadas em todos os quintais.

RUA LUIZ MOURA

O senhor, Luis Florêncio Câmara; Pastor evangélico alega que os moradores tiveram que abrir um bueiro na Rua para diminuir os alagamentos, e evitar que as águas entrem nas casas. Depois que os moradores abriram o bueiro, o problema foi para a rua; Joaquim Caldas Moreira, no mesmo Bairro. Para o Pastor Luis Faustino, o problema só será resolvido com a drenagem e a pavimentação das Ruas; os moradores da Comunidade também concordam com o pastor Luiz Faustino. Eles alegam que o secretario de obras; Dr. Damião Pita, prometeu fazer a pavimentação da rua, e não fez.
O Pastor Luiz Faustino, Alegou que entende a preocupação do secretario de obras, Damião Pita e o Prefeito de Natal; quanto aos problemas da Zona Norte e da cidade do Natal, ele alegou que não é só a rua e a Zona Norte para eles darem conta, pois os problemas existem em toda Natal, alegou o Pastor Luiz Florêncio.

RUA SÃO CAETANO

O senhor Luciano Araujo, informou, que a Rua alaga, e a água entra nas casas, as ficam impossibilitada de trafego de veículos. Luciano alega que os moradores fizeram um abaixo assinado, pedindo a pavimentação da Rua, mas não foram atendidos, varias pessoas perderam dia de trabalho por não terem condições de sair de suas casas devido o alagamento da Rua, que se estende até o Posto de gasolina. Os moradores estão pedindo a drenagem e a pavimentação da Rua.

RUA JOAQUIM CALDAS MOREIRA

O professor, Samuel Alexandre, alega que desde o ano de 1992 os moradores pedem a pavimentação da Rua e até agora não foram atendidos. A Rua esta sendo tomada pelo os mosquitos, buracos e lama. Pois é só isso que os moradores vêm até hoje; relatou o senhor, Samuel.
O senhor Samuel Alexandre, relatou que perdeu os moveis, devido a enchente. Já os moradores relatam que a comunidade esta esquecida pelo o poder publico. Provocando revolta nos moradores que segundo eles o problema só será resolvido com a pavimentação da Rua.

RUA TRES AMERICAS

O senhor, Manuel Luiz de lima, relatou que o seu comercio alga todas as vezes que chove, lhe causando vários prejuízos. Os moradores alegam que quando chove a Rua fica intransitável, impedindo o trafego de veículos, as casas alagam; com até 70 cm de água; os moradores relatam também que água vem da Rua Centenária da Abolição, e empossa na Rua Três America.

COMUNIDADE; PARQUE DAS DUNAS (BAIRRO PAJUÇARA):

RUA SANTA ZITA

Na Rua Santa Zita, os moradores revoltados abriram uma levada (rego) para as águas correr para a Lagoa do Parque das dunas. A levada (buraco) tem aproximadamente, um metro e vinte de profundidade.
Os carros estão desviando o trajeto pela a Rua paralela a Avenida Moema Tinoco da Cunha Lima. O senhor Luiz Antonio, pediu a drenagem da Rua para a Lagoa do Conjunto Parque das Dunas, pois só assim o problema será resolvido; dês que depois da drenagem a prefeitura faça também a pavimentação da Rua Santa Zita; pois o povo não suporta tanto sofrimento, relatou o senhor Luiz Antonio.

COMUNIDADE NOSSA SENHORA DA APRESENTAÇÃO:

RUA SÃO SEVERINO DO RAMO E TRAVESSA SÃO SEVERINO DO RAMO

Na Comunidade, Nossa Senhora da Apresentação, fomos leva por um cidadão, Rua São Severino do Ramo e Na Travessa São Severino do Ramo; escutamos varias pessoas, que reclamaram a respeito da Lagoa de capitação do Parque dos Coqueiros e dos alagamentos nas respectivas Ruas.
O senhor Marcelo da Luz, alegou que o pessoal que possui carro esta sem tirar os carros das garagens, porque as erupções causadas pela a chuva impedem a entrada e saída dos veículos.
O senhor Francisco de Assis, relatou que comprou três carradas de metralhas para colocar na Rua, devido as crateras feitas pela as chuvas. Já o senhor Marcelo também alegou que quando a prefeitura estava cavando a Lagoa de Captação do Parque dos Coqueiros,, eles pediram (moradores) para o encarregado da obra colocar umas carradas de aterro na Rua para entupir as crateras; desta feita o funcionário da Prefeitura pedi , R$200,00 (duzentos reais). E não entupiram os buracos.
O senhor Roberto, alegou que guando é preciso prestar socorro a uma pessoa, fica difícil porque ninguém quer entrar com o carro na Rua.
O evangélico, Isaac Alves, alegou que ele colocou vinte e oito carradas de areia, por conta própria, porque a prefeitura não se interessa em fazer um beneficio na Rua. Segundo o senhor, Isaac, todos os a situação é a mesma, por mais que aterre a Rua. O senhor Isaac, confirmou o que o senhor Francisco de Assis relatou, que guando a Prefeitura estava cavando a Lagoa do Parque dos Coqueiros, eles foram pedir para entupir as crateras, mas encarregado da obra cobrou pelo o aterro.
Bom, segundo o Senhor Isaac, ele foi pedir algumas caçambas de aterro, mas o pessoal encarregado pela a obra da lagoa não colocou parque queria vender a areia. Guando chove os carros não saem das garagens, e os  moradores de suas casas.

RUA GERMINIO BENIGUINO

A senhora, Francisca Gomes, alegou que, o povo não suporta mais essa situação, de viver morando numa lagoa e o prefeito não tem interesse para resolver o problema. Quando chove a Rua alaga e as casas inundam, e os moradores passam noites sem dormir; dona Francisco relatou que na casa que ela mora tem uma pessoa idosa e outras doentes; ela fica numa situação de desespero, porque não tem outro canto para morar. Dona Francisca culpa o prefeito, devido esta situação, ela alega que o prefeito fez a Lagoa do Parque dos Coqueiros, mas não drenou as águas da chuva para a Lagoa. Segundo dona Francisca os técnicos da Prefeitura foram na Rua Germinio Beniguino e alegaram que a área que eles construíram casas é terreno alegável; coisa que ela descorda; pois antes nunca alagou, só depois que começaram a construir o Conjunto Parque dos Coqueiros. Ela alega que a construtora tirou areia do local onde é as casas e deixou a área baixa e hoje o povo sofre com as chuvas.
A senhora Maria de Fátima; relatou que quando a Rua alaga, as casas enchem de água, e o povo fica sem dormir. “A situação é critica, pois ninguém quer viver nesse desespero:” agente mora aqui, não é porque quer; é porque precisa, e não tem para onde ir. O problema só será resolvido se o prefeito drenar e pavimentar as Ruas para evitar que as águas do Parque dos Coqueiros dessa para a nossa Rua. Alegou dona Maria de Fátima.
Dona Creusa Silva, alegou que tem varia casas com as focas estouradas, com as fases entrando nas casas. As fases vêm com as águas da chuva e os moradores não podem fazer nada.
As crianças estão criando germes nos pés; ela alega que já ouve até ameaça de morte, porque o vizinho derrubou um muro para tirar a água da casa, e que já perdeu os moveis; a situação é difícil porque ela  não tem para onde ir.

Nos próximos dias divulgarei o relatório do Boa Esperança.

o que voce achou desta enquete